
artistas selecionados


deda silveira
Artista multidisciplinar, produtora cultural, arte educadora, curadora de projetos culturais. Licenciada em Artes Visuais e especialista em Arte Educação, há 25 anos atua em projetos culturais, em especial na interlocução com as infâncias. Formanda em Psicanálise, com direcionamento às perspectivas teórico-práticas da psicanálise, educação e autismo. Membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Blumenau como titular da cadeira de Biblioteca Literatura e Livro (Gestão 2023-2025); integra a Ativa Rede Educação e Cultura (Itajaí-SC) onde atua como artista, produtora e curadora em projetos socioculturais. Atualmente sua pesquisa envolve experiências interdisciplinares em performance com as infâncias.



denis zubieta
Denis Zubieta, carioca, reside atualmente em Itajaí/SC, é graduado do curso BI (Bacharelado Interdisciplinar) de Artes , da Universidade Federal da Bahia UFBA com área de concentração em Arte e Tecnologias Contemporâneas (2012) e Pós-graduação em Arte e Educação (2023). Possui fotografia junto ao acervo permanente do MIS de Mato Grosso do Sul (2014). Foi coordenador do Colegiado de Artes Visuais de Campo Grande/MS (2021-2022), foi membro do Grupo de Pesquisa intitulado “Entre Nós - Arte, Tecnologia e Sociedade” pela UFMS (2020-2023). É membro do setorial de Artes Visuais de Itajaí (2022) e Navegantes/SC (2022). Atualmente sua pesquisa está voltada para o cinema experimental, arte e tecnologia e como esses dois temas se encontram com o anticolonial.Denis é fotógrafo (2014), webdesigner (2007), Arte-educador (2023), Gambiólogo (2023) e Cineasta experimental (2023).


gabriel villas
Gabriel Villas nasceu em Campinas/SP (1992) e vive em Florianópolis/SC desde 2012. Artista e pesquisador, doutorando em artes visuais pelo CEART/UDESC na linha de Processos Artísticos Contemporâneos, mestre pela mesma instituição (2023) e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC (2018). Sua pesquisa se desenvolve a partir de proposições de escuta-escrita no/com espaço público, acompanhamento prolongado de contextos e processos de registro-rastro do corpo em deslocamento.



juliano ventura
Juliano Ventura (Santa Maria/RS, 1989) é artista visual, pesquisador e professor. Trabalha com fotografia, vídeo, produção gráfica, projetos editoriais e intervenções urbanas. Em suas pesquisas atuais, experimenta o texto como material para proposições artísticas na cidade e a inserção como procedimento de veiculação. É graduado em Artes Visuais pela Universidade pela Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2011) e mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2016), onde atualmente cursa o Doutorado. Integra o grupo de pesquisa "Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais" (CNPq). É editor da edicoes agua para cavalos e do Jornal do Zinga.


luan linkoski
Natural de São Bento do Sul (SC), Luan é artista visual, educador e dançarino. Inicia sua pesquisa em 2020, radicando-se em Curitiba, ao entrar em licenciatura em artes visuais na Universidade Federal do Paraná. Sua prática nasce da interseção entre palavra e ação, investigando temas como o espaço em que se vive e experiências autobiográficas em meio a um contexto de cuidado e desejo no capitaloceno. Suas obras tecem fabulações por meio de arte de ação, vídeo, fotografias, instalações, pinturas e texto, articulando e realçando o onírico e o sensível nas relações.




nestor varela
nestor varela. 1999. natural de lages, sc. reside em florianópolis, sc. artista visual, produtorie cultural e fotógrafe. doutorande em artes visuais (ppgav/udesc). mestre em artes visuais (ppgav/udesc). graduade em fotografia (univali, 2020). participa do grupo de pesquisa proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais (udesc/cnpq). tensiona seus trabalhos a partir do espaço do registro íntimo e pessoal. investiga temas acerca do corpo: corpo público e privado, corpo e cotidiano, corpo e linguagem e corpo e memória. utiliza-se de fotografias, performances, processos de escrita, instalações e publicações, com desdobramentos em espaços físicos e virtuais.
