

topografia – residências e performances da memória é um projeto de formação sobre memória, performatividade e documento, conduzido por artistas de diferentes linguagens artísticas. Os artistas convidados são a bailarina, escritora, performer e professora Ines Saber (Curitiba/PR); o artista visual e professor Kim Coimbra (Itajaí/SC); e o ator, diretor e documentarista Renato Turnes (Florianópolis/SC).



residência
topografia – residências e performances da memória é um projeto de formação que estabelece um espaço de diálogo entre artistas com pesquisas e produções sobre memória, performatividade e documentação.
O projeto é realizado pelo artista e produtor Daniel Olivetto, e a formação será conduzida por artistas de diferentes linguagens artísticas: a bailarina, escritora, performer e professora Inês Saber (Curitiba/PR); o artista visual e professor Kim Coimbra (Itajaí/SC); e o ator, diretor e documentarista Renato Turnes (Florianópolis/SC).
Poderão participar do projeto artistas e pesquisadores de diferentes linguagens
Em formato de residência, o processo se divide em dois momentos / espaços:
Ações de formação
3 ações com duração de 10h/atividade cada, abertas a inscrição de profissionais e estudantes de diferentes linguagens artísticas, mediante seleção de currículos e propostas de experimentação. As ações serão realizadas de forma presencial, em espaços com acessibilidade autônoma ou acompanhada para idosos, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, necessidade que deverá ser apontada no formulário de inscrição.
Quantidade de vagas por ação: 15 pessoas
Classificação etária: a partir de 18 anos
Mentorias de criação
Serão selecionados 6 artistas catarinenses para desenvolver processos de criação que dialoguem com os temas da residência sendo duas destas vagas reservadas para pessoas trans, negras ou indígenas. As inscrições serão realizadas por meio do preenchimento de um formulário específico para as mentorias, atendendo a uma convocatória específica para esta seleção. Para acessar a convocatória, veja mais informações em “inscrições”. Para participar da seleção das mentorias, a pessoa inscrita deverá ter participado de ao menos 10h de formação presencial em uma das ações do projeto Topografia. Após a seleção, cada artista convidado (Inês Saber, Kim Coimbra e Renato Turnes) será responsável pelas mentorias de 2 dos artistas selecionados. Os artistas selecionados receberão uma bolsa/ajuda de custo para o desenvolvimento de seus projetos no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais). A carga horária dessa segunda parte das residências será destinada à orientação dos projetos do núcleo de criação, por meio de encontros particulares e coletivos, em modo virtual e/ou presencial.
Após a seleção para as mentorias, os processos de criação serão compartilhados no site www.residencia-topografia.com criada, especialmente para o projeto, pelo artista visual e web designer Romeu Silveira (Itajaí/SC). A plataforma, para além da circulação e arquivamento dos processos, consistirá em um espaço de experimentação e intercâmbio artísticos, tanto para os artistas participantes quanto para o público em geral..
Como conclusão das residências, será realizada uma mostra de processos, evento presencial para compartilhar os trabalhos desenvolvidos nas mentorias.
ACESSIBILIDADE
As ações de formação acontecerão em espaços com acessibilidade autônoma ou acompanhada para idosos, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida (de acordo com as necessidades apontadas nas inscrições).
A mostra de processos contará com acessibilidade em LIBRAS, em espaços com acessibilidade autônoma ou acompanhada para idosos, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Todas as ações do projeto são gratuitas.

ficha técnica
Criação:
DANIEL OLIVETTO
Artistas Convidados:
INES SABER
KIM COIMBRA
RENATO TURNES
Web Design:
ROMEU SILVEIRA
Assessoria de Imprensa e Gestão de Mídias Sociais:
MARIANA FEITOSA - IZÔ CULTURA
Produção Executiva:
CAMILA GONÇALVES - PROSA CULTURAL
Produção:
DANIEL OLIVETTO